EDITAL II CBPVE

CBPVE-logo.jpg

 II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL

 

REGULAMENTO

 

1. O EVENTO

As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens; e os alunos vivenciam um novo mundo onde decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto. A Escola vive esta dicotomia entre a escrita, que as políticas públicas cobram, e a realidade dos alunos que vivem a tecnologia. Neste enfrentamento quem perde é justamente o aluno com uma escola defasada da realidade. Entre os estímulos ambientais a que os jovens estão submetidos a tecnologia surge com grande impacto infiltrando-se em todos os setores da vida, influenciando tanto no comportamento imediato, criando modismos, como nos valores culturais, modificando significativamente a sociedade moderna.

Pesquisas e teses apontam que a produção de vídeo contribui no processo educacional. Queremos debater como essa produção de vídeo está sendo feita hoje dentro da escola, pois ela já é uma realidade fora da escola.

Vivemos em um mundo de constantes mudanças, muitas delas realizadas pela tecnologia que diminui a distância entre as pessoas e possibilitou, dentre outras coisas, que usuários comuns se tornassem produtores de conteúdos. Fotografar, realizar vídeo se tornou algo comum no dia-a-dia dos alunos que, para isso, contam com aparelhos como smartphones, máquinas fotográficas e tablets. Depois da realização dos vídeos esses alunos exibem seus feitos em redes sociais, trocam fotos e informações em uma rede de conhecimento informal em que sua cultura é debatida e aceita. Por outro lado, como a escola utiliza essas tecnologias de produção de vídeo? Será que essas tecnologias possibilitam uma prática docente diferenciada com o uso desses equipamentos?  Tentando entender essa realidade do século XXI, estamos realizando o II Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil.

 

O Congresso é uma iniciativa do projeto de extensão "Produção de Vídeo nas Escolas", da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Matemática da UFPel e da Produtora Rubra Cinematográfica.

O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro de 2017, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo fomentar a pesquisa e a elaboração de trabalhos acadêmicos com ênfase na produção de vídeo estudantil na área de Cinema e Educação, motivando a realização de atividades práticas relacionadas à produção de vídeo nas escolas e a divulgação dos trabalhos que atualmente já se realizam nesse âmbito.

 

2. OBJETIVO

O congresso tem como objetivo principal a apresentação e debate sobre a produção de vídeo estudantil feito em escolas, tanto pelo viés prático como teórico.

3. DAS DATAS

 

Inscrição

De 1º de maio a 31 de agosto: submissão de resumos;

Dia 10 de setembro: prazo final para os autores serem notificados sobre avaliação dos resumos;

Dia 1º de outubro: indicação dos vídeos selecionados;

Dia 10 de outubro: prazo final para o envio do texto completo;

Dia 10 de novembro: prazo final para correções dos textos completos que não estejam dentro das normas.

 

Dia

Manhã

Tarde

Noite

16

 

 

14h – 16h

Exibição dos vídeos Educação infantil , Ensino fundamental  e Séries inicias

19h

Palestra

Narrativas Digitais e a produção de Vídeo

Vídeo Estudantil e as Leis Municipais o caso de  São Leopoldo e Gramado.

17

9h – 12h

 Apresentação de trabalho ARTIGO

14h – 16h

– Apresentação de trabalho  ARTIGO

 

19h – 21h

– Exibição Vídeo – Ensino Fundamental Séries finais, Ensino Médio, EJA.

 

17h – 18h

– Grupo de discussão (tecnologia e Ensino)

 

 

18

9h –12h

Apresentação dos

 Relatos de

Experiência

 

14h – 16h

 

 

 

Relato

de Experiência

18h –

Entrega dos Prêmios do

 II Festival Brasileiro de

 Produção de Vídeo

 Estudantil

 

17h – 18h

– Grupos de

 Discussão  

Aprendizagem na produção de Vídeo

 

4. DAS CATEGORIAS E MODALIDADES

A participação poderá ser por meio de apresentação de textos e/ou vídeos. Quem não puder  ir a cidade de São Leopoldo pode fazer a apresentação de seu texto em vídeo (previamente gravado e enviado à coordenação). O vídeo deve ter a apresentação do autor sobre o seu artigo ou seu relato de experiência.

 

4.1. Inscrição de Textos

Para a inscrição de textos  são duas linhas temáticas:

 

Linha 1 – Relato de experiência de ensino com prática audiovisual com vídeos realizados por estudantes:

Na qual o autor deverá desenvolver um texto a partir de sua experiência pessoal na sala de aula com produção de vídeo feita pelos alunos. Espera-se aqui que os participantes possam construir uma reflexão a respeito de sua prática pedagógica na sala de aula,ou análise da produção de vídeo estudantil  a partir de análises empíricas do desenvolvimento de qualquer atividade referente à produção de vídeo.  Também poderão ser discutidas as dificuldades e soluções tecnológicas desenvolvidas no processo de produção de vídeo.

 

Linha 2 – Texto sobre pesquisas concluídas ou em andamento sobre práticas de professores que utilizam vídeos no ensino:

Na qual o autor deverá desenvolver um texto a partir de resultados de pesquisa já concluídas ou em andamento que investiguem práticas de professores que utilizam vídeos no ensino, tanto os produzidos por professores como por alunos.  Espera-se aqui que os participantes possam construir uma reflexão teórica sobre a prática pedagógica na sala de aula, com atividades de vídeos em qualquer nível de ensino: educação infantil, nível fundamental, médio e universitário.

 

4.2. Inscrição de Vídeos

O Festival Brasileiro de Vídeo Estudantil é realizado em conjunto com o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil.

O II Festival Brasileiro de Vídeo Estudantil será dividido em 4 categorias levando em consideração a idade dos alunos para a inscrição dos vídeos de ficção e/ou documentário. Qualquer vídeo realizado nos anos de 2016 e 2017 podem se inscrever, menos os que participaram do I Festival Brasileiro de Vídeo Estudantil

O tempo de duração máximo de cada vídeo, incluindo abertura e créditos, é de 15 minutos.

A inscrição pode ser feita nas seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental Séries Iniciais; Séries Finais, Ensino Fundamental e EJA.

Abaixo as categorias concorrentes:

Educação Infantil

Ensino Fundamental  

Séries iniciais

Melhor roteiro

 

Melhor Ator

 

Melhor vídeo

 

Melhor Atriz

 

Melhor ator

 

Melhor vídeo

 

Melhor atriz

 

Melhor roteiro

 

 

Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio

Ator

 

Vídeo

 

Som Direto

 

Filme

 

Atriz

 

Roteiro

 

Trilha Sonora original

 

 

Ator Coadjuvante

 

Produção

 

Direção de Arte

 

Montagem

 

Atriz Coadjuvante

 

Montagem

 

Direção de Fotografia

 

Melhor Filme Júri Popular

 

Melhor Filme Temática  Direitos Humanos e Inclusão

 

Melhor Filme Temática Ambiental

 

Melhor Documentário

 

 

O vídeo deverá ser enviado junto ao formulário de inscrição, conforme orientação no site, assim como os seguintes documentos em formato .doc ou docx:

1 – Sinopse do filme

2 – Motivo que levou a fazer o filme

3 – Curiosidade sobre a realização do vídeo

 

5. DOS PARTICIPANTES

A participação está aberta a todos professores, orientadores e/ou oficineiros que tenham produzido vídeo com seus alunos ou que tenham em suas pesquisas a produção de vídeo escolar como mote principal.

 

6. DA INSCRIÇÃO

De 01 de maio a 31 de agosto os participantes deverão fazer sua inscrição no site http://www.videoestudantil.com.br  Essa ação é a mesma tanto para inscrições de vídeos e/ou textos, conforme orientação no próprio formulário de inscrição. No ato de inscrição deverá se enviar o artigo, sendo portanto necessário, caso selecionado, que este faça uma apresentação oral na data e horário estipulados pelo evento. Outra possibilidade é que o professor se inscrever como “participante”,  Os professores que não tiverem seus artigos aprovados poderão participar do congresso como ouvintes, ganhando certificado referente a esta categoria.

 

6.1. DA PARTICIPAÇÃO COM TEXTO

Os autores que tiverem seus textos aprovados e não puderem comparecer presencialmente ao congresso poderão gravar um vídeo com sua apresentação que será exibido em substituição a sua apresentação oral. Enviar o vídeo até o dia 10 de novembro

6.2. DA PARTICIPAÇÃO COM VÍDEO

Os vídeos inscritos devem ser enviados para o site do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (http://www.videoestudantil.com.br.), conforme orientação no formulário de inscrição.

7. DOS CUSTOS

O congresso cobra a taxa de inscrição de R$ 40,00 (quarenta reais), com a camiseta inclusa. Este valor deverá ser pago no prazo máximo de uma semana após a data da inscrição do trabalho. Os participantes que optarem por não virem ao congresso, mas enviar video da sua apresentação, podem solicitar sua camiseta via correio, porém os custos do envio são por conta do participante.

A conta bancária para depósito do valor da inscrição.

Caixa Econômica Federal

Agência 4424

Conta 587-9

Rubra Cinematográfica Ltda.

O comprovante de depósito deve ser escaneado ou fotografado e enviado junto com o artigo, ou depois dentro do prazo de uma semana depois da inscrição.

8. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso um mês após a realização do mesmo.Para recebê-lo o participante deverá comprovar 75% de participação no Congresso.

Os anais do congresso estarão disponíveis dois meses após o término do evento  

O livro será  lançado três meses após o término do II Congresso

Qualquer dúvida enviar e-mail para contato@videoestudantil.com.br