Comunicações

Datas importantes

N

ovas Datas

30 de setembro de 2017: prazo final para a submissão de resumos Expandidos ou Relato de Experiência.

15 de outubro de 2017: prazo final para os autores serem notificados sobre a avaliação dos resumos.

30 de novembro de 2017: prazo final para o envio do texto completo.

Trabalhos completos que não estejam dentro das normas para apresentação serão devolvidos aos autores; que têm o prazo até o dia 10 de novembro de 2017 para enviar as correções.

Inscrição
shadow

Como enviar seu trabalho

Processo de submissão de texto

O texto a ser submetido pode ser um resumo expandido que pode incluir problema, objetivos e a metodologia, mas também pode ser inserido as referências sobre pesquisa concluída ou em andamento.
. O relato de experiência sobre a produção de vídeos pode ser feito mediante entrevista com alunos, fotos do trabalho realizado. É uma observação do professor/pesquisador sobre sua prática. Mínimo de três (03) páginas e máximo de dez (10) páginas.

A submissão será feita em duas etapas:
Primeira Etapa – Resumo Expandido: Numa primeira etapa, enviar um resumo de sua proposta. Este resumo deve ter entre 4 a 5 páginas. Para mais informações consulte as “Regras para submissão de resumos”. Todos Resumos Expandidos submetidos e aprovados serão publicados nos Anais do Evento.

Segunda Etapa – Texto Completo: Uma vez que você enviar o seu resumo expadido, ele será atribuído a um grupo de avaliadores para revisão. Você receberá uma notificação de aceitação com instruções para a preparação da versão completa da sua proposta. O texto completo será limitado a 8 páginas (incluindo referências) no mínimo e máximo 10 páginas. Para mais informações consulte as “Regras para apresentação do Trabalho Completo”. Os autores que enviarem texto completo além de seus resumos publicados nos Anais do Congresso terão seus textos publicados em um livro sobre o Congresso.

A Data para envio do texto completo para os interessados é até o dia 30 de Novembro, depois do congresso. Assim os apresentadores pode modificar o texto com a analise da banca antes da publicação.
Os que não enviarem o texto completo será publicado o seu Resumo Expandido.
Tanto o resumo expandido como o trabalho completo devem ser enviados diretamente para o e-mail contato@videoestudantil.com.br
Para que o resumo enviado seja avaliado é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no Congresso.
Quaisquer dúvidas sobre o texto a ser submetido envie e-mail para contato@videoestudantil.com.br

Linhas temáticas

Professores, pesquisadores e estudantes são convocados para apresentar seus trabalhos nesta segunda edição do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil.

Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das seguintes Linhas Temáticas:

Linha 1 – Relato de experiência de ensino com prática audiovisual com vídeos realizados por estudantes:
Na qual o autor deverá desenvolver um texto a partir de sua experiência pessoal na sala de aula com produção de vídeo feita pelos alunos. Espera-se aqui que os participantes possam construir uma reflexão a respeito de sua prática pedagógica na sala de aula, a partir de análises empíricas do desenvolvimento de qualquer atividade referente à produção de vídeo. Também poderão ser discutidas as dificuldades e soluções tecnológicas desenvolvidas no processo de produção de vídeo.

Linha 2 – Texto sobre pesquisas concluídas ou em andamento sobre práticas de professores que utilizam vídeos no ensino:
Na qual o autor deverá desenvolver um texto a partir de resultados de pesquisa já concluídas ou em andamento que investiguem práticas de professores que utilizam vídeos no ensino, tanto os produzidos por eles como por alunos. Espera-se aqui que os participantes possam construir uma reflexão teórica sobre a prática pedagógica na sala de aula, com atividades de vídeos em qualquer nível de ensino: educação infantil, nível fundamental, médio e universitário.

Normas para apresentação e resumos

Para o processo de avaliação e aceitação de trabalhos, enviar um resumo expandido, Artigo ou Relato de Experiência do mesmo, escrito em português, para o e-mail: contato@videoestudantil.com.br, colocando como assunto SUBMISSÃO DE RESUMO.

– Usar normas da ABNT.

Normas para apresentação de trabalhos completos

O trabalho completo deve ser enviado para o e-mail contato@videoestudantil.com.br, colocando como assunto TEXTO COMPLETO. O texto deve ser escrito em português, em conformidade com as seguintes características:

FORMATO
• O texto tem um limite de 10 páginas, no formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm.
• Todo o texto deve estar numa coluna, incluindo figuras e tabelas com espaçamento 1,5 entre linhas. [Arial 12, justificado]
• Definir abreviaturas a primeira vez que os utilize no texto.
• As tabelas, figuras e gráficos devem ser centrados, numerados e legendados, sendo a legenda [Arial 11] colocada depois da figura respectiva.
• As figuras, tabelas e gráficos deverão ser inseridos após serem referenciados no texto.
• O artigo não deverá ser paginado.
• As citações bibliográficas no corpo do texto devem seguir as normas ABNT.
• As referências bibliográficas deverão estar no formato Arial 12, espaço simples entre linhas, alinhadas à esquerda, seguindo as normas ABNT.

Modelo do texto completo

Aqui um exemplo de Resumo Expandido e abaixo um Artigo completo.
O autor pode usar como base este material, mas lembrando que não necessariamente tem que ter todas partes passo a passo.
resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, quatro e no máximo, cinco páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
– INTRODUÇÃO
– METODOLOGIA
– FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU DISCUSSÕES
– CONSIDERAÇÕES FINAIS

TÍTULO DO ARTIGO [ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO]

Nome autor-1 [Arial 11, negrito, alinhado à direita]
Instituição [Arial 10, itálico, alinhado à direita]
E-mail [Arial 10, itálico, alinhado à direita]

Nome autor-2 [Arial 11, negrito, alinhado à direita]
Instituição [Arial 10, itálico, alinhado à direita]
E-mail [Arial 10, itálico, alinhado à direita]

Resumo [Arial 11, negrito, centralizado]
O resumo deve usar a fonte Arial 11, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. Não incluir abreviaturas, siglas, citações, referências bibliográficas ou notas de rodapé no resumo.
O artigo devem ser escritos em português, sendo que o resumo deve ter até 200 palavras. As palavras-chave deverão estar separadas por vírgulas.

Palavras-chave: até quatro palavras-chave [Arial 10, alinhado à esquerda].

Abstract [Arial 11, negrito, centralizado]
Resumo em inglês ou espanhol até 200 palavras.

Keywords: [Arial 10, alinhado à esquerda].

1. INTRODUÇÃO

Este espaço se destina a apresentação do tema do trabalho. O autor deve se preocupar em deixar evidente o assunto que será tratado, a área do conhecimento na qual o trabalho é realizado e apresentar a problematização que especifica o seu estudo.
A fundamentação teórica do trabalho é uma parte importante da introdução, onde o autor deverá explicitar as fontes bibliográficas e o entendimento que existe sobre o tema trabalhado. Também é na introdução que o autor deve expor os objetivos do trabalho.
O corpo do texto deve estar em fonte Arial 12. Os títulos de seções devem estar alinhados à esquerda, com letra maiúscula, em negrito e em fonte Arial, corpo 12.

2. METODOLOGIA
Aqui o autor deve explicar como o trabalho foi realizado, expondo os procedimentos que foram adotados para a realização da pesquisa e geração dos resultados. A fundamentação metodológica deve esclarecer os trabalhos que embasam a análise proposta.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A preocupação nesta parte do texto deve ser a de expor o que já foi feito até o momento, quais os resultados encontrados e o estado em que se encontra o trabalho. Esta parte serve também para que o autor evidencie o desenvolvimento do trabalho, ou seja, a análise do trabalho de campo e do objeto de estudo propriamente dito.

4. CONCLUSÕES
Nas conclusões o autor deve apresentar objetivamente qual a inovação obtida com o trabalho, evitando apresentar resultados neste espaço.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livro
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação.
Ex.: JENNINGS, P.B. The practice of large animal surgery. Philadelphia: Saunders, 1985. 2v.

Capítulo de livro
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.
Ex.: GORBAMAN, A.A. comparative pathology of thyroid. In: HAZARD, J.B.; SMITH, D.E. The thyroid. Baltimore: Williams & Wilkins, 1964. Cap.2, p.32-48.

Artigo
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v.?, n.?, p. página inicial – página final, ano da publicação.
Ex.: MEWIS, I.; ULRICHS, C.H. Action of amorphous diatomaceous earth against different stages of the stored product pests Tribolium confusum(Coleoptera: Tenebrionidae), Tenebrio molitor (Coleoptera:Tenebrionidae), Sitophilus granarius (Coleoptera: Curculionidae) and Plodia interpunctella (Lepidoptera: Pyralidae). Journal of Stored Product Research, Amsterdam, v.37, n.1, p.153-164, 2001.

Tese/Dissertação/Monografia
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título da tese/dissertação/monografia. Data de publicação. Tese/Dissertação/monografia (Doutorado/Mestrado/Especialização em …) – Programa, Universidade.
Ex.: KLEINOWSKI, A.M. Produção de betacianina, crescimento e potencial bioativo de plantas do gênero Alternanthera. 2011. 71f. Dissertação (Mestrado em Fisiologia Vegetal) – Curso de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal, Universidade Federal de Pelotas.

Resumo de Evento
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, ano. Título Anais, Proceedings… Local de edição: Editora, ano. página do trabalho.
Ex.: RIZZARDI, M.A.; MILGIORANÇA, M.E. Avaliação de cultivares do ensaio nacional de girassol. In: JORNADA DE PESQUISA DA UFSM, 1., Santa Maria, 1992, Anais… Santa Maria: Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, 1992. v.1. p.420.

Documentos eletrônicos
UFRGS. Transgênicos. Zero Hora Digital, Porto Alegre, 23 mar. 2000. Especiais. Acessado em 23 mar. 2000. Online. Disponível em: http://www.zh.com.br/especial/index.htm