Modelo do Texto Completo

MODELO DO TEXTO COMPLETO

Aqui um exemplo de Resumo Expandido e abaixo um Artigo completo.
O autor pode usar como base este material, mas lembrando que não necessariamente tem que ter todas partes passo a passo.
resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, quatro e no máximo, cinco páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
– INTRODUÇÃO
– METODOLOGIA
– FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU DISCUSSÕES
– CONSIDERAÇÕES FINAIS

TÍTULO DO ARTIGO [ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO]

Nome autor-1 [Arial 11, negrito, alinhado à direita]
Instituição [Arial 10, itálico, alinhado à direita]
E-mail [Arial 10, itálico, alinhado à direita]

Nome autor-2 [Arial 11, negrito, alinhado à direita]
Instituição [Arial 10, itálico, alinhado à direita]
E-mail [Arial 10, itálico, alinhado à direita]

Resumo [Arial 11, negrito, centralizado]
O resumo deve usar a fonte Arial 11, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. Não incluir abreviaturas, siglas, citações, referências bibliográficas ou notas de rodapé no resumo.
O artigo devem ser escritos em português, sendo que o resumo deve ter até 200 palavras. As palavras-chave deverão estar separadas por vírgulas.

Palavras-chave: até quatro palavras-chave [Arial 10, alinhado à esquerda].

Abstract [Arial 11, negrito, centralizado]
Resumo em inglês ou espanhol até 200 palavras.

Keywords: [Arial 10, alinhado à esquerda].

1. INTRODUÇÃO

Este espaço se destina a apresentação do tema do trabalho. O autor deve se preocupar em deixar evidente o assunto que será tratado, a área do conhecimento na qual o trabalho é realizado e apresentar a problematização que especifica o seu estudo.
A fundamentação teórica do trabalho é uma parte importante da introdução, onde o autor deverá explicitar as fontes bibliográficas e o entendimento que existe sobre o tema trabalhado. Também é na introdução que o autor deve expor os objetivos do trabalho.
O corpo do texto deve estar em fonte Arial 12. Os títulos de seções devem estar alinhados à esquerda, com letra maiúscula, em negrito e em fonte Arial, corpo 12.

2. METODOLOGIA
Aqui o autor deve explicar como o trabalho foi realizado, expondo os procedimentos que foram adotados para a realização da pesquisa e geração dos resultados. A fundamentação metodológica deve esclarecer os trabalhos que embasam a análise proposta.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A preocupação nesta parte do texto deve ser a de expor o que já foi feito até o momento, quais os resultados encontrados e o estado em que se encontra o trabalho. Esta parte serve também para que o autor evidencie o desenvolvimento do trabalho, ou seja, a análise do trabalho de campo e do objeto de estudo propriamente dito.

4. CONCLUSÕES

Nas conclusões o autor deve apresentar objetivamente qual a inovação obtida com o trabalho, evitando apresentar resultados neste espaço.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Livro
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação.
Ex.: JENNINGS, P.B. The practice of large animal surgery. Philadelphia: Saunders, 1985. 2v.

Capítulo de livro
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.
Ex.: GORBAMAN, A.A. comparative pathology of thyroid. In: HAZARD, J.B.; SMITH, D.E. The thyroid. Baltimore: Williams & Wilkins, 1964. Cap.2, p.32-48.

Artigo
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v.?, n.?, p. página inicial – página final, ano da publicação.
Ex.: MEWIS, I.; ULRICHS, C.H. Action of amorphous diatomaceous earth against different stages of the stored product pests Tribolium confusum(Coleoptera: Tenebrionidae), Tenebrio molitor (Coleoptera:Tenebrionidae), Sitophilus granarius (Coleoptera: Curculionidae) and Plodia interpunctella (Lepidoptera: Pyralidae). Journal of Stored Product Research, Amsterdam, v.37, n.1, p.153-164, 2001.

Tese/Dissertação/Monografia
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título da tese/dissertação/monografia. Data de publicação. Tese/Dissertação/monografia (Doutorado/Mestrado/Especialização em …) – Programa, Universidade.
Ex.: KLEINOWSKI, A.M. Produção de betacianina, crescimento e potencial bioativo de plantas do gênero Alternanthera. 2011. 71f. Dissertação (Mestrado em Fisiologia Vegetal) – Curso de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal, Universidade Federal de Pelotas.

Resumo de Evento
SOBRENOME, Letras Iniciais dos Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, ano. Título Anais, Proceedings… Local de edição: Editora, ano. página do trabalho.
Ex.: RIZZARDI, M.A.; MILGIORANÇA, M.E. Avaliação de cultivares do ensaio nacional de girassol. In: JORNADA DE PESQUISA DA UFSM, 1., Santa Maria, 1992, Anais… Santa Maria: Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, 1992. v.1. p.420.

Documentos eletrônicos
UFRGS. Transgênicos. Zero Hora Digital, Porto Alegre, 23 mar. 2000. Especiais. Acessado em 23 mar. 2000. Online. Disponível em: http://www.zh.com.br/especial/index.htm