III CONGRESSO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO DE
VÍDEO ESTUDANTIL – CBPVE

25 a 28 de setembro de 2018

Vitória da Conquista – Bahia

REGULAMENTO

1. O EVENTO

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) tem como objetivo contribuir com pesquisas e relatos de experiências de professores que realizam vídeo com seus alunos. As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens, enquanto isso os alunos vivenciam um novo mundo onde decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto. A Escola vive esta dicotomia entre a escrita que as políticas públicas cobram e a realidade dos alunos que vivem a tecnologia.

Nosso objetivo é fomentar a pesquisa e a elaboração de trabalhos acadêmicos com ênfase na produção de vídeo estudantil na área de Cinema e Educação, motivando a realização de atividades práticas relacionadas à produção de vídeo nas escolas e a divulgação dos trabalhos que atualmente já se realizam nesse âmbito.

O 3º CBPVE é uma iniciativa do Projeto de Pesquisa e Extensão “Produção de Vídeo Estudantil”, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Matemática (UFPel), da Produtora Rubra Cinematográfica, do “Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas” realizado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) por meio de seu Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).

2. MISSÂO

O CBPVE tem a missão de preparar professores teoricamente para a formação prática de alunos na produção de vídeo estudantil.

3. OBJETIVO

O congresso tem como objetivo principal a apresentação e debate sobre a produção de vídeo estudantil feito em escolas, tanto pelo viés prático como teórico.

4. DA INSCRIÇÃO

As inscrições são realizadas unicamente pelo site https://www.videoestudantil.com.br

4.1 Inscrição

4.1.1 – De textos:

O congressista pode fazer a inscrição enviando um resumo de sua pesquisa, relato de experiência ou do vídeo sobre a prática pedagógica.

Resumo: Este resumo deve ter no mínimo 300 palavras e no máximo 600. Caso o autor queira incluir além do resumo, uma bibliografia, esta não pode exceder 100 palavras.

Todos os resumos submetidos e aprovados serão publicados nos Anais do Congresso.

Resumo do Artigo ou do relato de experiência para envio

Artigo – Deve ser oriundo de pesquisa ou ter debate com autores da área acadêmica.

Relato de Experiência – Apresentar um relato dos curtas que estão sendo realizados na escola. Nos relatos pode-se inserir fotos de alguma etapa da produção.

Em ambos resumos colocar o link do vídeo no final dos escritos (caso você deseja que ele seja exibido na Mostra de Vídeo Estudantil). Este vídeo deve ser relacionado ao resumo em questão.

Se o vídeo ainda estiver em processo de gravação ou edição informar no texto.

Mais detalhes sobre o vídeo acesse o item 5.3 deste edital.

4.1.2 – De vídeo:

Video da prática pedagógica – Para a inscrição do vídeo, enviar um resumo (300 a 600 palavras) com ênfase na função pedagógica do vídeo. O vídeo deve ter no máximo 10 minutos e estar na plataforma Youtube aberto para o público ou não listado.

Colocar no final do resumo o link do mesmo.

4.1.3 – Making Of:

Fazer um resumo de 300 a 600 palavras descrevendo de qual vídeo (filme) este making of se refere, nível de ensino, escola, cidade e estado, professor e disciplina, etc. O vídeo deve está inscrito como artigo ou relato de experiência para participar desta categoria.

É imprescindível que neste vídeo apareça um breve depoimento do professor coordenador e de alguns alunos em set de gravação. Esse vídeo deve ter no máximo 5 minutos.

O link deve estar no final do texto (artigo ou relato) e constar na plataforma Youtube aberto para o público ou não listado.

LIVRO DO III CBPVE

Convite

Em cada sala de apresentação será escolhido o trabalho destaque.

A coordenação pode convidar congressistas que tenham seus trabalhos em vídeo estudantil para participar do livro do 3º CBPVE.

Os convidados e os destaques das salas terão até o dia 28 de novembro de 2018 para enviar um artigo ou relato de experiência completo, referente ao resumo apresentado.

Cada participante receberá, posteriormente, as normativas para a escrita do texto.

4.2 – Datas:

De 06 de Maio a 15 de agosto: submissão de resumos, ou seja, você faz a inscrição e, juntamente ao formulário online, anexe o resumo do artigo, do relato de experiência, do video da prática pedagógica e do making of.

Após a inscrição a Comissão do CBPVE terá 10 dias para enviar a Carta de Aceite ou recusa do material.

Caso seja indeferido pode apresentar outro material (até a data limite da inscrição) sem a necessidade de fazer um novo pagamento.

Os autores terão o prazo de um mês após a realização do Congresso (28 de Novembro) para modificar e enviar o texto de acordo com as observações feitas pelos revisores. Esse material entrará para os anais do 3º CBPVE. Passando essa data, a coordenação publicará o resumo enviado na sua primeira versão.

4.3 – Formulário:

O formulário de inscrição está disponível no site https://videoestudantil.com.br

No formulário deverá se optar pela inscrição de resumo em uma das modalidades:

  • Resumo Artigo

  • Resumo Relato de Experiência

  • Resumo Video da Prática Pedagógica

  • Resumo do Making Of

4.4 – Investimento:

A taxa de inscrição é de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) com direito a uma camiseta do congresso.

O pagamento deverá ser feito diretamente no site pelo sistema Pagseguro (boleto bancário ou cartão de crédito).

No formulário de inscrição você irá escolher a cor e tamanho da camiseta segundo a sua preferência.

Atenção: Não haverá o ressarcimento do valor que corresponde a inscrição, caso não compareça ao congresso. A coordenação não enviará camiseta para os congressistas que não forem a cidade do evento. Caso queira receber a mesma via correio o custo do envio ficará por conta do congressista.

5. DAS CATEGORIAS E MODALIDADES

5.1 LINHAS TEMÁTICAS

A participação poderá ser por meio de apresentação de textos e/ou vídeos. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das seguintes Linhas Temáticas:

  • Linha 1 – Relato de experiência de ensino com prática audiovisual com vídeos realizados por estudantes:

Na qual o autor deverá desenvolver um texto a partir de sua experiência pessoal na sala de aula com produção de vídeo feita pelos alunos. Espera-se aqui que os participantes possam construir uma reflexão a respeito de sua prática pedagógica na sala de aula ou análise da produção de vídeo estudantil a partir de observações empíricas do desenvolvimento de qualquer atividade referente à produção de vídeo. Também poderão ser discutidas as dificuldades e soluções tecnológicas desenvolvidas no processo de produção de vídeo.

  • Linha 2 – Artigo sobre pesquisas concluídas ou em andamento sobre práticas de professores que utilizam vídeos no ensino:

Na qual o autor deverá desenvolver um texto a partir de resultados de pesquisa já concluídas ou em andamento que investiguem práticas de professores que utilizam vídeos no ensino, tanto os produzidos por professores como por alunos. Espera-se aqui que os participantes possam construir uma reflexão teórica sobre a prática pedagógica na sala de aula, com atividades de vídeos em qualquer nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA.

  • Linha 3 – Vídeo sobre a Prática Pedagógica:

Na qual o autor deve enviar um resumo escrito e um vídeo sobre a prática pedagógica: espera-se aqui vídeos onde professores e alunos participem de uma ação pedagógica dentro ou fora de sala de aula. Serão aceitos vídeos de qualquer nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA.

  • Linha 4 – Vídeo de Making Of*

Na qual o autor deve enviar um vídeo de no máximo 5 minutos sobre os bastidores da gravação, breves depoimentos do professor coordenador e de alunos no set de gravação.

*O vídeo da linha 4 deve ser enviado em conjunto com outras linhas.

QUEM NÃO PUDER IR AO CONGRESSO

5.2 – Vídeo Apresentação

Quem não puder ir a cidade de Vitória da Conquista-BA tem a alternativa de fazer a apresentação de seu texto em vídeo previamente gravado. É imprescindível comunicar a coordenação do congresso através do email contato@videoestudantil.com.br e enviar o link do seu vídeo que deve estar na plataforma Youtube “na opção não listado”, no mesmo prazo dos demais materiais (06/05 a 15/08).

O vídeo deve dar ênfase a apresentação do autor sobre o seu artigo ou seu relato de experiência.

Mais detalhes no item 7.2 deste edital.

5.3 – Mostra de Vídeo Estudantil

Nessa 3ª edição do congresso teremos uma mostra não competitiva de vídeos produzidos pelos alunos.

Cada professor poderá enviar um (1) vídeo para exibição, desde que este seja correspondente ao texto inscrito para apresentação no evento.

  1. Os vídeos podem ser da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  1. O tempo de duração de cada vídeo é de no máximo 10 minutos, incluindo abertura e créditos finais.

  1. O link do vídeo deverá ser enviado abaixo do resumo do artigo ou do relato de experiência que será anexado no formulário de inscrição. Logo após o link descreva os seguintes itens:

  1. O vídeo deve estar no Youtube (público ou não listado).

ATENÇÃO:

Não aceitaremos inscrições que somente visam exibir os vídeos produzidos pelos alunos, pois nossa proposta é discutir teoricamente o pensar sobre a produção de vídeo, valorizando o trabalho daqueles que relataram suas experiências.

6. CRONOGRAMA

25/09/18

Terça-feira

26/09/18

Quarta-feira

27/09/18

Quinta-feira

28/09/18

Sexta-feira

MANHÃ

09:00 – 10:00

CURTA 5

Mostra infantil

Local: Auditório do IFBA

09:00 – 12:00

CONGRESSO

Apresentação de Relatos

Local: nas salas do IFBA

09:00 – 11:00

CONGRESSO

Oficinas temáticas

Local: nas salas do IFBA

10:00 – 12:00

CONGRESSO

Mostra de Vídeo Estudantil

10:00

CURTA 5

Mostra de Curtas Local: Auditório do IFBA

10:00

CURTA 5

Mostra de Curtas

Local: Auditório do IFBA

TARDE

14:00

CURTA 5

Mostra infantil

Local: Auditório do IFBA

14:00

CONGRESSO

Debate com os professores e os alunos da cidade que fazem vídeo

14:00

Exibição do longa “A Produção de Vídeo Estudantil: Uma Realidade Brasileira”

Local: Teatro Glauber Rocha – UESB

17:00 – 19:00 –

Credenciamento

14:00 – 17:00

CONGRESSO

Apresentação dos Artigos

Local: nas salas do IFBA

15:00

CURTA 5

Desfile Cosplay

Local: quadra do IFBA

NOITE

19:00

Cerimônia de abertura do CONGRESSO e do CURTA 5

Local: Auditório do IFBA

19:00

CURTA 5

Mostra competitiva (Ensino Fundamental e Ensino Médio)

Local: Auditório do IFBA

CONGRESSO EXPANDIDO:

Ação Cultural

Apresentações, atrações locais e confraternização.

Local: Fazenda Valéria Vidigal

*Teremos transporte gratuito até a fazenda.

*Vagas limitadas.

* Fazer cadastro

18:00

Plenária de Encerramento

19:00

Cerimônia de premiação e homenagens

Local: Auditório do IFBA

7. DOS PARTICIPANTES

A participação está aberta a todos alunos, professores da educação básica, Pós-graduação, orientadores e/ou oficineiros que tenham produzido vídeo com seus alunos ou que tenham em suas pesquisas a produção de vídeo escolar como mote principal na realização ou na exibição.

7.1 – Participação com texto para apresentar

7.1.1 – Professores/pesquisadores/autores que estarão presencialmente no congresso para apresentar e debater sobre o seu trabalho.

7.1.2 – Alunos da educação básica podem apresentar cartaz e/ou banner sobre o seu curta, fazendo comentários sobre o trabalho.

7.2 – Participação com Vídeo

7.2.1 – Os professores/pesquisadores/autores que tiverem seus textos aprovados e não puderem comparecer ao congresso poderão enviar vídeo gravado em substituição a apresentação oral.

7.2.2 – Ou então, se de antemão você já sabe que não poderá participar presencialmente do evento, pode enviar seu Vídeo Apresentação no momento da inscrição no espaço destinado o ele. Você receberá a certificação pertinente.

Enviar o link do vídeo no mesmo prazo de inscrição. O tempo de duração total do vídeo é de 5 minutos e deve ser centrado na apresentação do texto enviado ou pretendido. Deve ser postado no YouTube (não listado) e o link enviado para o email na inscrição ou – congresso@videoestudantil.com.br

7.3 – Participação como Ouvinte

Outra possibilidade é que o professor/pesquisador pode se inscrever como (ouvinte) participante. Os professores que desejarem ou não tiverem seus artigos aprovados poderão participar do congresso como ouvintes, ganhando certificado referente a esta categoria.

*Alunos de escola pública podem participar do congresso sem custo, porém precisam realizar a inscrição no site. Receberão certificado do congresso, mas não a camiseta.

8. OFICINAS

Congressistas que tiverem interesse em realizar OFICINAS:

– acesse a página inicial do congresso www.videoestudantil.com.br

– clique no botão “oficina”

– preencha o formulário e envie.

9. DOS CERTIFICADOS

Os certificados serão enviados até um mês, após a realização do congresso, para aqueles participantes que se inscreveram e participaram das atividades, mediante comprovação de no mínimo 75% de presença.

9.1 Todos os participantes do congresso que apresentarem Artigo, Relato de Experiência ou Vídeo da Prática Pedagógica terão seus trabalhos nos Anais do III CBPVE.

9.2 Em cada sala teremos os trabalhos destaques escolhidos pelos coordenadores da sala para comporem o livro do congresso. Estes destaques serão convidados a desenvolverem seu resumo, transformando-o em Artigo completo, para o livro do III CBPVE.

9.3 Em cada sala teremos os destaques escolhidos pelos coordenadores da sala para participarem do dossiê especial da revista eletrônica ”Com a Palavra, o Professor”, organizado pelo grupo GEEM da UESB.

IMPORTANTE: Professores que escrevem artigos ou relatos de experiência com seus orientandos devem se inscrever no congresso caso queiram certificados, do contrário não poderemos certificar, já que o mesmo não estava inscrito no congresso. O certificado é para todos os inscritos no congresso.

10 – DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 – A avaliação dos trabalhos será realizada por uma comissão vinculada às instituições realizadoras do evento e pesquisadores universitários.

10.2 – Cada trabalho inscrito terá até 20 minutos para sua apresentação. A data, horário e local serão informados previamente pela organização do evento.

10.3 – Estarão imediatamente desclassificados os textos que não se enquadrarem nas categorias definidas (ver item 5) ou aqueles que inscreverem apenas o vídeo.

10.4 – As despesas com logística (transporte, hospedagem e alimentação) e produção de material didático para apresentação no 3º CBPVE são de inteira responsabilidade de cada participante.

10.5 – Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail contato@videoestudantil.com.br dentro do prazo de inscrição. Não serão aceitas reclamações após o encerramento das inscrições. Qualquer dúvida fale conosco pelo email acima.

10.6 – Os casos omissos neste regulamento serão solucionados pela coordenação do evento.

COORDENAÇÃO GERAL DO CBPVE

Em 06 de maio de 2018.